fbpx
Find Property:
Newinc - banner

Manual do Proprietário Terra Mundi Cascavel

Apresentação

Construtora Newinc

Prezado Proprietário, Temos grande satisfação em tê-lo como cliente e entregar mais um empreendimento com qualidade NEWINC, permitindo a V. Sa . desfrutar de todas as vantagens proporcionadas pelo empreendimento Terra Mundi Parque Cascavel. Nossa preocupação, neste momento, é ajudá-lo na correta utilização e manutenção do seu imóvel, na certeza de assegurar-lhe a qualidade do mesmo. Para se prolongar ao máximo a vida útil de seu patrimônio, é imprescindível, tanto pelo proprietário como por todos os usuários do imóvel, que LEIA COM ATENÇÃO ESTE MANUAL. Ele conta com informações sobre as características construtivas, conformidades dos ambientes, cuidados necessários durante as operações de limpeza e manutenção, garantias do imóvel, além de algumas dicas sobre segurança e economia. É importante que no caso de venda ou locação, uma cópia seja entregue ao novo condômino, para que o imóvel seja sempre utilizado da forma mais correta.

Construído em um terreno com área equivalente a 7.810,25 m², o empreendimento Terra Mundi Parque Cascavel possui área total construída de 75.602,35 m². A área comum do edifício conta com guarita, recepção, playgrounds externos, jardins, quadra poliesportiva, praça da jabuticabeira, espelho d’água, piscina semi-olimpica, deck da piscina, deck molhado, piscina infantil, deck infantil, piscina coberta por percolado, banheiros e lavabos femininos, banheiros e lavabos masculinos, vestiário feminino, vestiário masculino, squash, salão de jogos, salão de festas kids, cyber kids, espaço kids, repouso kids, berçario, lobbys, 02 cozinhas gourmet, 02 churrasqueiras, salão de festas, varandas, 02 salas de convivência, espaço laboral, academia, pilates, espaço zen, sauna, espaço mulher, ateliê, office, sala da administração, sala do síndico, sala de descanso para funcionários, copa para funcionários, banheiro de funcionários, depósito, DML, circulação, antecâmaras e escadas. Sendo que, como diferencial da empresa, todos os ambientes são entregues mobiliados, com móveis e equipamentos conforme o memorial de vendas entregue no ato da compra.

Seu imóvel foi construído de acordo com as modernas técnicas de engenharia, todas aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cujo projeto foi submetido e aprovado pela Prefeitura Municipal de Goiânia e de acordo com as determinações preceituais das empresas concessionárias de fornecimento de serviços de água, de energia, de telefonia, do Corpo de Bombeiros e demais entidades que por circunstâncias da lei devem ser acatadas.

Nesse empreendimento, a construtora tem atuado desde a fase de projeto do empreendimento até a sua utilização, adotando princípios de racionalização de processos, critérios de avaliação de fornecedores e do nível de satisfação dos nossos clientes. Além disso, alguns materiais foram submetidos a ensaios tecnológicos, como o controle em laboratório de resistência do concreto através de amostras colhidas na obra. Atendendo, por conseguinte, as especificações da Normas Técnicas Brasileiras.

O apartamento que lhe foi entregue é constituído por uma série de materiais heterogêneos, que estão sujeitos ao desgaste natural, portanto, para prolongar sua vida útil é importante usá-lo adequadamente e prover a correta conservação, sobretudo, através de manutenção preventiva.

Lembramos que os projetos executivos originais estarão com o síndico à sua disposição, os quais deverão ser consultados juntamente com os dados técnicos contidos neste manual, antes de serem iniciadas quaisquer obras ou reformas.

A elaboração deste Manual faz parte do processo de qualidade dos produtos e serviços prestados pela NEWINC, a qual busca o aperfeiçoamento contínuo dos processos e produtos, visando, acima de tudo, a total satisfação dos clientes.

Esperamos que nossos esforços tenham sido suficientes para propiciar-lhes um produto com qualidade superior e valorização garantida.

Finalmente, a NEWINC agradece a confiança que lhe foi depositada e coloca-se à disposição dos condôminos para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários, não apenas sobre os assuntos abordados neste manual como também sobre questões aqui não citadas.

Cordialmente,

Definições

Com a finalidade de facilitar o entendimento deste Manual, esclarecemos o significado das nomenclaturas utilizadas:

Prazo de Garantia – Período em que a construtora responde pela adequação do produto quanto ao seu desempenho, dentro do uso que normalmente dele se espera e em relação a vícios que tenham sido constatados neste intervalo de tempo.

Vida Ú til – Período de tempo que decorre desde a data do término da construção até a data em que se verifica uma situação de depreciação e decadência de suas características funcionais, de segurança, de higiene ou de conforto, tornando economicamente inviáveis os encargos de manutenção.

Vı́cios Aparentes – São aqueles de fácil constatação, detectados quando da vistoria para recebimento do imóvel.

Vı́cios Ocultos – São aqueles não detectados no momento da entrega do imóvel, e que poderão surgir durante a sua utilização regular. Solidez da Construção, Segurança e Utilização de Materiais e Solo – São itens relacionados à solidez da edificação, que possam comprometer a segurança do imóvel, nele incluídos peças e componentes de estrutura da edificação, tais como lajes,pilares, vigas, estruturas de fundação, contenções e arrimos.

Durabilidade – É a capacidade da edificação – ou de seus sistemas – de desempenhar suas funções ao longo do tempo, e sob condições de uso e manutenção especificadas no Manual de Uso, Operação e Manutenção. O termo “durabilidade” é comumente utilizado como qualitativo, para expressar a condição em que a edificação ou seus sistemas mantêm o desempenho requerido, durante a vida útil. A durabilidade de um produto se extingue quando ele deixa de atender às funções que lhe foram atribuídas, quer seja pela degradação, que o conduz a um estado insatisfatório de desempenho, quer

seja por obsolescência funcional.

Garantia Contratual – Período de tempo igual ou superior ao prazo de garantia legal e condições complementares oferecidas voluntariamente pelo fornecedor (incorporador, construtor ou fabricante) na forma de certificado ou termo de garantia ou contrato no qual constam prazos e condições complementares à garantia legal, para que o consumidor possa reclamar dos vícios ou defeitos verificados na entrega de seu produto. Este prazo pode ser diferenciado para cada um dos componentes do produto, a critério do fornecedor. A garantia contratual é facultativa, complementar à garantia legal, não implicando necessariamente na soma dos prazos. Na norma ABNT NBR 15575 são detalhados prazos de garantia recomendados, usualmente praticados pelo setor da construção civil, correspondentes ao período de tempo em que é elevada a probabilidade de que eventuais vícios ou defeitos em um sistema, em estado de novo, venham a se manifestar, decorrentes de anomalias que repercutam em desempenho inferior àquele previsto.

Garantia Legal – Período de tempo previsto em lei que o comprador dispõe para reclamar do vício ou defeito verificado na compra de seu produto durável. Profissional habilitado Pessoa física e/ou jurídica, prestadora de serviço, legalmente habilitada, com registro vá lido em órgãos legais competentes para exercício da profissão, prevenção de respectivos riscos e implicações de sua atividade nos demais sistemas do edifício.

Auto de Conclusão – Documento público expedido pela autoridade competente municipal onde se localiza a construção, confirmando a conclusão da obra nas condições do projeto aprovado e em condições de habitabilidade. Também denominado “Habite-se”. Manutenção – Conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes para atender às necessidades e segurança de seus usuários de acordo com os padrões aceitáveis de uso, de modo a preservar a utilidade e sua funcionalidade.

Manutenção Preventiva – Nos termos da NBR 5674, compreende a manutenção rotineira, que é caracterizada pela realização de serviços que podem ser executados pela equipe de manutenção local e ou manutenção planejada, cuja realização é organizada antecipadamente, tendo por referência solicitações dos usuários, estimativas de durabilidade esperada dos componentes das edificações em uso ou relatórios de vistorias técnicas (inspeções) periódicas sobre o estado da edificação.

Manutenção Não Planejada – Nos termos das NBR 5674, caracteriza-se pelos serviços não previstos na manutenção preventiva, incluindo a manutenção de emergência, caracterizada por serviços que exigem intervenção imediata para permitir a continuidade do uso das edificações e evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.

Equipe de Manutenção Local – É constituída por profissionais das áreas elétrica, hidráulica, pedreiro e pintura, disponíveis no empreendimento pelo período de 06 (seis) meses para atender os residentes quanto a manutenções na edificação, pequenos consertos domésticos, instalações de equipamentos e outros serviços gerais. Empresa Capacitada – Nos termos da ABNT NBR 5674, organização ou pessoa que tenha recebido capacitação, orientação e responsabilidade de profissional habilitado e que trabalhe sob responsabilidade de profissional habilitado. Empresa especializada. Nos termos da ABNT NBR 5674, organização ou profissional liberal que exerce função para a qual são exigidas qualificação e competência técnica específica.

Código do Consumidor – É a lei 8078/90, que institui o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que define os direitos e as obrigações dos consumidores e fornecedores, como empresas, construtoras ou incorporadoras.

Código Civil Brasileiro – É a lei 10.406/02, que regulamenta a legislação aplicável às relações civis em geral, dispondo entre outros assuntos, quando aplicável, sobre os condomínios em edificações, regrando as diretrizes para elaboração da convenção de condomínio, e também contemplando os aspectos de responsabilidades, uso e administração das edificações.

ABNT NBR 5674:2012 – É a Norma Brasileira número 5674 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regulamenta, define e obriga a manutenção das edificações.

ABNT NBR 16280:2014 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos. Lei 4591, de 16 de dezembro de 1964 – É a lei que dispõe sobre as incorporações imobiliárias e, naquilo que não regrado pelo Código Civil, sobre o Condomínio em edificações.

ABNT NBR 14037:2011 – Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas que estabelece os requisitos mínimos para elaboração e apresentação dos conteúdos do Manual de Uso, Operação e Manutenção das edificações, elaborado e entregue pelo construtor e/ou incorporador ao condomínio por ocasião da entrega do empreendimento.

Vida Útil – Nos termos da ABNT NBR 15575, vida útil é o período de tempo em que um edifício e/ou seus sistemas se prestam à s atividades para as quais foram projetados e construídos, com atendimento dos níveis de desempenho previstos nas normas técnicas, considerando a periodicidade e a correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo Manual de Uso, Operação e Manutenção (a vida útil não pode ser confundida com prazo de garantia legal ou contratual). Nota: O correto uso e operação da edificação e de suas partes interferem na vida útil, das características dos materiais e da qualidade da construção como um todo, a constância e efetividade das operações de limpeza e manutenção, alterações climáticas e níveis de poluição no local da obra, mudanças no entorno da obra ao longo do tempo (trânsito de veículos, obras de infraestrutura, expansão urbana etc.). O valor real de tempo de vida útil será uma composição do valor teórico de vida útil de projeto devidamente influenciado pelas ações da manutenção, da utilização, da natureza e da sua vizinhança. As negligências no atendimento integral dos programas definidos no Manual de Uso, Operação e Manutenção da edificação, bem como ações anormais do meio ambiente, irão reduzir o tempo de vida útil, podendo este ficar menor que o prazo teórico calculado como vida útil de projeto.

Responsabilidades

Apartamento Terra Mundi Parque Cascavel - Construtora Newinc

Proprietário

O proprietário é responsável pela manutenção de seu apartamento e corresponsável pela manutenção do conjunto da edificação, conforme estabelecido nas Normas Técnicas Brasileiras, no Manual do Proprietário e no Manual das Áreas Comuns, obrigando-se a permitir o acesso do profissional destacado pela construtora e/ou incorporadora, sob pena de perda de garantia.

No caso de revenda, o proprietário deverá transmitir as orientações sobre o adequado uso, manutenção e garantia do seu imóvel ao novo condômino, entregando a ele os documentos e manuais correspondentes. O proprietário da unidade autônoma se obriga a efetuar a manutenção do imóvel, conforme as orientações constantes no Manual do Proprietário, sob pena de perda de garantia.

Para manter as condições de estabilidade, segurança e salubridade em um nível normal, este manual traz uma série de recomendações importantes para um uso adequado do imóvel. É importante salientar que um imóvel de excelente qualidade não dispensa os cuidados adequados e que a sua boa conservação é componente fundamental de valorização.

As normas estabelecidas na convenção do condomínio (Minuta da Futura Convenção de Condomínio) e no regulamento interno devem ser cumpridas por todos os usuários do edifício, independentemente de ser o proprietário ou locatário. Faz parte, ainda, das obrigações de cada um dos usuários do edifício a aplicação e o fomento das regras de boa vizinhança. O locatário perante ao condomínio, deve:

  • Cumprir a Convenção e Regimento Interno das edificações, devendo tal obrigação constar expressamente dos contratos de locação, sob todos os aspectos;
  • No que tange a utilização da edificação, o inquilino responde solidariamente com o proprietário pelos prejuízos que causar ao condomínio.
  • Termo de Responsabilidade do proprietário

A seguir o TERMO DE RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO, que deverá ser preenchido no ato do recebimento DO IMÓVEL e do MANUAL DO CLIENTE.

 

Construtora

As responsabilidades da NEWINC Incorporadora quanto ao imóvel entregue, compreende fornecer o Manual do Cliente e documentos pertinentes, bem como o esclarecimento para o seu uso correto, prazos de garantia e manutenções a serem feitas; garantir um serviço de Assistência Técnica aos sistemas dos imóveis que estiverem dentro dos respectivos prazos de garantia; e garantir o serviço de Atendimento ao Cliente, com canal de comunicação eficiente com o objetivo de atender às solicitações dos clientes, desde que pertinentes, bem como às informações e orientações necessárias.

De acordo com o Código Civil Brasileiro, a responsabilidade da Incorporadora com relação aos vícios aparentes (vícios de fácil constatação, detectados quando da vistoria para recebimento do imóvel) ou vícios ocultos (não detectáveis no momento da entrega da unidade construída e que podem surgir durante a utilização normal do imóvel).

Cada condômino poderá dispor de uma equipe especializada por um período de seis meses para a instalação de acessórios, prazo esse contado a partir da data de entrega do condomínio.

A NEWINC não se responsabiliza por quaisquer reformas realizadas em sua unidade após a entrega do imóvel. Toda alteração deve ser formalizada junto à administração do condomínio, que é coresponsável pela reforma realizada.

 

Assistência Técnica

Caso haja necessidade de solicitar o serviço de assistência técnica você deve entrar em contato com a NEWINC através do SAC, via telefone (55 62 3281-9694), digitando opção 1 ou via e mail(sac@newinc.com.br). Após o registro da solicitação o responsável da área entrará em contato com você, em um prazo de até 72 horas, para dar andamento no atendimento.

Primeiros Passos

Tão logo você receba as chaves de sua unidade, providencie junto às empresas de água, telefonia e luz, os pedidos de ligações individuais, conforme as orientações abaixo, pois elas demandam tempo para serem executadas.

Em todos os casos é necessário informar os dados de localização da residência, número da sua unidade, telefone para contato e nome completo do proprietário bem como, seus CPF, RG e comprovante de residência ou endereço completo conforme orientações abaixo.

 

Água e Esgoto

O fornecimento de água corrente e a disposição sanitária de esgoto de uso coletivo do condomínio, já se encontram em pleno funcionamento. A água de uso privado deverá ser solicitada primeiramente junto ao síndico responsável pelo condomínio para que ele possa direcionar os dados de individualização de sua unidade. Em seguida buscar ligação junto à SANEAGO (Companhia de Saneamento de Goiás), pelo endereço Av. Fued Sebba, n 1245. Jardim Goiás. Goiânia – GO. CEP: 74805-100 pelo telefone (62) 3343- 3300, além do número 115, ou pelo site www.saneago.com.br informando seus dados pessoais e de seu imóvel.

 

Telefone

Verifique com a administração do condomínio quais as empresas disponíveis para o empreendimento e em seguida solicite a transferência de linha ou a instalação de uma nova linha à operadora. A instalação interna na sua unidade requer os serviços de uma empresa ou profissional especializado.

 

Energia

Solicite a ligação à CELG pelo telefone 0800-61-0196 ou pelo site www.celg.com.br informando seus dados e os de seu imóvel. O cliente que nunca efetuou solicitação de ligação em seu CPF deverá procurar pessoalmente uma agência de atendimento ao cliente munido de cópia autenticada do imóvel e documentos pessoais. Quando efetuar a solicitação de ligação de energia, a distribuidora (CELG) questionará qual é a carga de energia necessária para atender a demanda de seu apartamento, neste momento basta informá-la que a rede deve ser residencial bifásica.

Gás

Deve-se efetuar a compra do kit medidor, sendo que recomendamos que esta seja feita junto à empresa MP Engenharia através do contato (62) 3275-4150, para assegurar a garantia das instalações.

Descrição Construtiva do Sistema

As impermeabilizações são as proteções das edificações contra penetração indesejável de águas das chuvas, de águas de banhos ou limpezas internas. A impermeabilização visa proteger tanto os ambientes quanto à própria estrutura de concreto. Em seu imóvel este serviço foi executado na área dos banheiros. São proteções imperceptíveis a olho nu, pois estão localizadas sob os revestimentos finais dos pisos. Portanto tenha bastante atenção! Mesmo que invisíveis, não se esqueça de sua existência. Nunca quebre e perfure os pisos e revestimentos destes locais.

Fornecedores de materiais e serviços

CN Impermeabilizações e serviços LTDA – ME
CNPJ: 09.428.971/0001-01 Telefone: (62) 3256-0066 / 99251-7440 Contato: Cleidir

Orientac Orientaço ões quanto aos cuidados de uso
  • Cuidado com o produto utilizado na limpeza da área, ele não deve conter componentes agressivos ao material aplicado no rejunte;
  • O rejunte precisa estar sempre em ordem. Quando aparecem sinais de desgaste – por exemplo, rachaduras e ressecamento – o melhor é refazer logo as juntas. A durabilidade de um sistema de impermeabilização depende basicamente da manutenção. Ela é fundamental para preservar a garantia e aumentar o tempo de funcionamento de um sistema;
  • Não cause danos à impermeabilização, evitando perfurações e remoção dos revestimentos, sob pena de perda da garantia do sistema empregado;
  • Fatores que Acarretam a Perda de Garantia Fatores que Acarretam a Perda de Garantia
  • Procedimento de manutenc Procedimento de manutença ão preventiva o preventiva
  • Instalações Hidrossanitárias Instalações Hidrossanitárias
  • Descrição construtiva do sistema o construtiva do sistema É o conjunto de tubulações aparentes, em shafts ou embutidas nas paredes, destinadas ao transporte, distribuição, disposição e/ou controle de fluxo de fluı́dos (fluidos com sólidos em suspensão, lı́quidos, vapores ou gases) em uma edificação. O sistema hidráulico de água fria, quente e esgoto é composto de tubos e conectores (ex.: PVC, cobre, PPR, etc) com espessura dimensionada conforme a pressão de serviço submetida. Água Fria O Terra Mundi Parque Cascavel é um empreendimento que visa o menor consumo de água possı́vel nas instalações, a fim de preservar este recurso natural escasso. Portanto, buscou-se a redução do consumo deste recurso e consequente redução do custo de operação da edificação. Em virtude dessa preocupação, as torneiras dos lavatórios e banheiros foram escolhidas com todos os recursos necessários a garantir uma vazão ideal de consumo em cada ponto instalado. Sendo assim, além de todas as bacias sanitárias terem duplo acionamento com 3L para dejetos lı́quidos e 6L para dejetos sólidos, os metais são todos temporizados com ciclo de 12 segundos e consumo entre 4,5L e 6L por acionamento, portanto, é ideal que se evite segurar a botoeira acionadora. A instalação dos chuveiros fica a cargo de cada usuário, contudo orientamos que a vazão ideal seja de no máximo de 12l/min. para que o gasto de água seja o menor possível e ainda para que a água seja escoada sem criar lâmina d’água no box de banho. A medição de consumo de água dos apartamentos acontece de maneira individualizada e no nome do proprietário da unidade, assim como é individualizado o uso de água potável na área comum e externas do empreendimento. Para a instalação dos hidrômetros individuais (água fria, água quente e reuso), orientamos que para os dois últimos andares de cada torre deve-se instalar hidrômetros de 5 m³/h e para os demais andares hidrômetros de 3 m³/h. Para uso de água fria no chuveiro é utilizado registro de pressão, válvula de pequeno porte instalada no ponto de utilização destinado à regulagem da vazão de água ou fechamento. O registro de gaveta é uma válvula de fecho para a instalação hidráulica predial, destinada a interrupção eventual de passagem de água fria para reparos na rede ou ramal e estes estão instalados no teto do banheiro social, ou no teto do lavabo, quando houver.
  • Água Quente – Aquecimento Solar A fim de reduzir os gastos de energia em cada unidade habitacional, foi instalado um sistema de aquecimento solar
  • Evite o uso de detergentes, ácidos ou soda cáustica que, pelo seu alto poder de corrosão, tendem a eliminar os rejuntamentos das cerâ micas, provocando infiltrações. Pelas falhas do rejuntamento poderá haver infiltrações de água, que se acumulará e encharcará a laje, respingando no pavimento inferior;
  • Não esfregar vassouras de piaçava ou nylon, porque também podem danificar rejunte
Fatores que Acarretam a Perda de Garantia
  • Qualquer furo ou dano na impermeabilização pode ter o comprometimento da mesma e a perda da garantia.
  • Reparos e /ou manutenção executados por empresas não especializadas
  • Danos ou reformas em geral, que não seguirem as orientações deste manual;
  • Uso de produtos e equipamentos inadequados para limpeza dos locais;
  • Danos causados por perfurações das áreas impermeabilizadas;
  • Ausência de reparos no rejuntes a cada 6 meses;
  • Tratamento de superfícies impermeabilizadas com ácidos
Procedimento de manutença ão preventiva
  • Reparar o rejunte dos banheiros a cada 06 meses;
  • Revisar periodicamente as juntas das peças sanitárias, ralos e pisos;
  • Pelas caracterı́sticas técnicas especı́ficas da impermeabilização feita em seu imóvel, recomenda-se cuidado especial na substituição de piso neste local.

Uso e manutenção do imóvel

Para que você possa utilizar o seu imóvel de forma correta, estendendo ao máximo a sua vida útil, passamos a descrever, de forma genérica, os principais sistemas que o compõem, contendo as informações e orientações a seguir:

  • Descrição construtiva do sistema
  • Fornecedores de materiais e serviços do sistema
  • Orientação quanto aos cuidados de uso
  • Procedimentos de manutenção preventiva
  • Fatores que acarretam a perda da garantia

ESTRUTURA

Fornecedores de materiais e serviços

Concrecon Concreto e Construções LTDA – Concreto plástico e graute

CNPJ: 03.585.304/0002-37

Telefone: (62) 99223-7905

Contato: Simone

Goiarte Soluções Construtivas em Concreto LTDA – Blocos estruturais e de não-estruturais

CNPJ: 01.535.822/0001-30

Telefone: (62) 3545-3300

Contato: Luiz Otávio

Madax soluções em pré-Moldados LTDA ME – Blocos estruturais e de não-estruturais

CNPJ: 11.148.753/0001-65

Telefone: (62) 3283-7016

Contato: Thomaz

Gerdau Aços Longos – Aço

CNPJ: 07.358.761/0004-01

Telefone: (62) 4005-6000

Contato: Marcos Aurélio

Raspadora Brasília – Serviços de concretagem de lajes

CNPJ: 08.985.539/0001-59

Telefone: (62) 3229-9005 / 99304-9501

Contato: Adelino

Estrutura Descrição construtiva do sistema

Torre B e C – Alvenaria estrutural

AS PAREDES SÃO FEITAS DE BLOCOS DE CONCRETO AUTO PORTANTES, POR ESSE MOTIVO NÃO PODEM SER RETIRADAS E/OU ALTERADAS

A alvenaria é um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria, ou seja, os próprios blocos de concreto. Nesse sistema os pilares e vigas são desnecessários, pois as paredes – chamadas portantes – distribuem a carga uniformemente ao longo da fundação. Já as lajes são elementos estruturais planos que recebem as ações diretas das cargas (pisos, alvenarias, sobrecargas, móveis etc.). Os carregamentos são aplicados ao longo de sua superfície. Todo o peso próprio da estrutura e das cargas posteriores são transmitidos para as lajes, sucessivamente sendo estes descarregados nas vigas e pilares e posteriormente na fundação. NÃO PODE-SE, DE MANEIRA ALGUMA, RETIRAR PARCIAL OU TOTALMENTE FRAGMENTOS DE LAJE EM TODA A EDIFICAÇÃO.

Torre A – Alvenaria de vedação

A estrutura da torre A foi construída em concreto armado, cujo sistema é composto por pilares, vigas e lajes, portanto as paredes são de vedação executadas em blocos de concreto e gesso acartonado, com a funcionalidade de separar ambientes e/ou fachadas.  Os pilares de concreto armado são elementos estruturais que possuem resistência à tração, compressão, transporte, manuseio, estocagem, desforma e moldagem. Cuja função principal é receber as ações atuantes nos diversos níveis e conduzi-las até as fundações. NÃO PODE-SE, DE MANEIRA ALGUMA, RETIRAR PARCIAL OU TOTALMENTE

FRAGMENTOS DE PILAR EM TODA A EDIFICAÇÃO.

As vigas de concreto armado são elementos estruturais lineares em que a flexão é preponderante, sendo que elemento linear é aquele em que o comprimento longitudinal supera em pelo menos três vezes a maior dimensão da seção transversal. Cuja função principal é receber as ações atuantes nas lajes e conduzi-las até os pilares. NÃO

PODE-SE, DE MANEIRA ALGUMA, RETIRAR PARCIAL OU TOTALMENTE FRAGMENTOS DE VIGA EM TODA A EDIFICAÇÃO.

  • Descrição construtiva do sistema
  • Fornecedores de materiais e serviços do sistema
  • Orientação quanto aos cuidados de uso
  •  Procedimentos de manutenção preventiva
  •  Fatores que acarretam a perda da garantia

As lajes são elementos estruturais planos que recebem as ações diretas das cargas (pisos, alvenarias, sobrecargas, móveis etc.). Os carregamentos são aplicados ao longo de sua superfície. Todo o peso próprio da estrutura e das cargas posteriores são transmitidos para as lajes, sucessivamente sendo estes descarregados nas vigas e pilares e posteriormente na fundação.

NÃO PODE-SE, DE MANEIRA ALGUMA, RETIRAR PARCIAL OU TOTALMENTE FRAGMENTOS DE LAJE EM TODA A EDIFICAÇÃO.

Já as paredes têm como finalidade a vedação externa e interna. No empreendimento Terra Mundi Parque Cascavel as paredes externas são compostas de blocos de concreto e as paredes internas de blocos de concreto e gesso acartonado.

NOTA: NÃO EFETUE REFORMAS QUE ENVOLVAM DEMOLIÇÃO OU CONSTRUÇÃO DE PAREDES, ABERTURA OU FECHAMENTO DE VÃOS, SEM A PRÉ VIA E EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DA

ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO.

Para facilitar o entendimento e clareza quanto a disposição de suas unidades quanto as áreas de forro, paredes de alvenaria de vedação, paredes de alvenaria estrutural, shafts e vazios, enchimentos, paredes hidráulicas e pontos de iluminação, disponibilizamos no anexo 03. Layout esquemático de todas as unidades.

Orientações quanto aos cuidados de uso
  • NÃO retirar total ou parcialmente nenhuma parede externa, pois abalará a solidez e a segurança da edificação;
  • NÃO sobrecarregar as estruturas e paredes além dos limites normais de utilização previstos no projeto, pois esta
  • sobrecarga pode gerar fissuras ou até comprometer os elementos estruturais e de vedação;
  • Antes de perfurar as paredes, consulte os projetos e detalhamentos contidos neste Manual, evitando deste modo a perfuração de tubulações de água e energia elétrica nelas embutidas;
  • Use furadeira e buchas com parafusos; nunca pregos e martelo, que tem grande capacidade de penetração, e podem danificar o acabamento da parede.
Procedimento de manutenção preventiva
  • Procure manter os ambientes bem ventilados. Nos perıó dos de inverno ou de chuvas, pode ocorrer o surgimento de mofo nas paredes decorrentes de condensação de água por deficiente ventilação, principalmente em ambientes fechados (armários, atrás de cortinas e forros de banheiro);
  • Combata o mofo com o uso de detergente, formol ou á gua sanitá ria dissolvidos em á gua;
  • Tratar qualquer fissura proveniente da aplicação de cargas e movimentação natural da estrutura que não tenha culminado em infiltração, pois estas são consideradas naturais;
    Toda vez que for realizada uma repintura após a entrega da edificação, deverá ser feito um tratamento das fissuras, evitando assim infiltrações futuras de água.
Fatores que acarretam a perda de garantia
  • Se for evidenciada a substituição de disjuntores por outros de capacidade diferente, especialmente de maior amperagem;
  • Se for evidenciado o uso de eletrodomésticos velhos, chuveiros ou aquecedores elétricos sem blindagem, desarmando os disjuntores;
  • Se for evidenciada sobrecarga nos circuitos devido à ligação de vários equipamentos no mesmo circuito;
  • Se for verificado a não utilização de proteção individual para equipamentos sensı́veis;
  •  Se não forem tomados os cuidados de uso ou não for feita a manutenção preventiva necessária

Pisos e azulejos

Apartamentos Terra Mundi Goiânia - Jaridm América

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Instalações elétricas

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Caixilhos e esquadrias

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Forros de gesso, impermeabilizações e vedações

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Instalações hidráulicas

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Procedimentos de emergência

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Memorial Descritivo

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Certificado de garantia

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Contatos e assistência

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Open chat